senha

Mazzarello Celebrando o Bicentenário de DB

em 02/09/2015 | 00h00min

Mazzarello Celebrando o Bicentenário de DB

Foram cinco semanas intensas, bebendo na “Fonte Salesiana”, conhecendo e vibrando com a pessoa de Dom Bosco, seu Testemunho de Vida, sua Missão, sua Paixão pelas crianças, adolescentes e jovens, especialmente os mais pobres e necessitados.

De 29 a 31 de julho foi a semana motivacional, assistindo o filme de Dom Bosco em capítulos. Despertando o interesse para conhecer e tornar próximo alguém tão importante na nossa proposta educativa, vivenciada no dia a dia de nossas relações, atividades pedagógicas, na nossa espiritualidade. A criançada logo se identificou. O sonho dos nove anos... Joãozinho Bosco líder das brincadeiras com a garotada... O presídio... Os meninos nas ruas ou explorados em duros trabalhos... O encontro com Garelli... O início do Oratório... Uma realidade social tão próxima de nossas crianças e adolescentes!!!...

De 03 a 07 de agosto vivenciamos a Semana da expressão artística com desenho, pintura e artesanato. O “Mazzarello” foi revestido de Dom Bosco!!!... As paredes da varanda foram cobertas por desenhos, gravuras, frases de Dom Bosco. O coração falou forte e as expressões foram de muita criatividade e amor. Encerramos essa semana com a PRIMEIRA EXPO-DOM BOSCO!!!... Foi lindo ver a criançada explicando a Vida de Dom Bosco exposta em gravuras e mostrando suas obras de arte!!!... Foi momento de muita valorização para nossas crianças. Nessa Fonte Salesiana celebramos os 143 anos do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. 

De 10 a 15 de agosto a movimentação, o barulho, o alvoroço foi muito grande!!!... Semana do esporte!!!... Todos os dias, um tempo grande na quadra, no pátio!!!... Tivemos jogos e brincadeiras organizadas, integrando os grupos da manhã. Tivemos torneio interno misturando todos os grupos de crianças e adolescentes da tarde, equipes masculinas e femininas. A vibração das torcidas era grande. Ainda tivemos amistosos com dois Projetos Sociais de nossa realidade: - Meninos da Terra e o CLAM Planato. Quanto “grito de guerra” defendendo o “Mazzarello” em homenagem a Dom Bosco!!!... Muito bom estar no meio de toda essa energia de Vida de nossa garotada!!!... Nessa semana tivemos a reunião dos responsáveis com uma presença muito significativa e com “sorteio de brindes” – FESTA DA FAMÍLIA!!!... Procuramos envolver também eles nas comemorações do Bicentenário de Dom Bosco. Encerramos essa semana com a Cerimonia solene de graduação do Jiu-Jítsu e uma manhã de Oratório Festivo. As famílias estiveram presentes. Foi uma manhã de sábado diferente e animada. 

De 17 a 21 de agosto o nosso “Mazzarello” foi envolvido pela música, dança, teatro, jogral. Cada grupo da manhã apresentou uma coreografia de músicas de Dom Bosco. Que festa bonita!!!... Depois outra manhã com encenações de fatos da vida de Dom Bosco. Alguns fatos bem cômicos, como a “dormição” na fila da confissão... o sacristão comilão!!!... O turno da tarde não ficou pra trás: encenou o sonho dos nove anos e tivemos uma apresentação de teatro especial do grupo do CESAM, mostrando a origem do Oratório. Números de violão com adolescentes. Jogral das pequenas. Duas coreografias envolvendo quadro grupos, com as músicas: Da mihi animas e o Hino do Bicentenário. Experimentamos um espaço de harmonia, beleza, sensibilidade de nossas crianças, adolescentes. Expressão de humanização.

De 24 a 28 foi uma semana de muito estudo. Organizados em equipes com todas as faixas etárias, de 7 a 13 anos, tendo um (a) líder e um (a) vice líder dos maiores, tiveram que estudar 24 perguntas sobre a Vida de Dom Bosco e da Família Salesiana. Finalizamos com o “Passe e Repasse” animado e muito participativo. Foi momento de muita empolgação, torcida e demonstrar conhecimento. Os adolescentes apresentaram alguns Power Point, montados na aula de informática sobre Dom Bosco.

Encerrando os Festejos do Bicentenário de Dom Bosco tivemos no dia 30, domingo pela manhã, a Eucaristia na quadra de esporte, presidida por Dom Décio Zandonade. Ele que foi um dos “sonhadores” desse Centro Juvenil Salesiano, junto com o Grupo Amor, outros grupos – AMIGOS E AMIGAS DO “MAZZARELLO”, comprometidos com a realidade social tão necessitada de PROJETOS DE VIDA. Eram quase 300 pessoas: crianças, adolescentes, jovens, adultos em comunhão de vida, de fé, de esperança, de muito amor neste SONHO-REALIDADE que é a Missão Educativa Salesiana no Carisma de Deus confiando a Dom Bosco, Mazzarello ontem e a cada um (a) de nós HOJE. Celebramos. Pedimos a Deus por intermédio de São João Bosco para continuarmos essa Presença do Carisma no mundo atual, com todos os desafios e necessidades... com todos os sonhos e esperanças... E na continuação dessa luta esteve presente a Deputada Estadual Eliane Dadalto, que fez a entrega à Inspetoria Nossa Senhora da Penha – Centro Juvenil Salesiano Santa Maria Mazzarello, do certificado de Utilidade Pública Estadual. Levando em frente esse sonho de vida, o Grupo Amor e os Amigos do “Mazzarello”, fizeram uma reunião com Dom Décio para reforçar o compromisso de ajuda, planejando um “Almoço na ABB”, para levantar recursos e dar continuidade à construção da Quadra de Esporte. Esse compromisso - fidelidade com Dom Bosco ficou registrado no mural interativo, onde cada pessoa confirmou com sua assinatura e uma palavra de vida, O SEU SER SALESIANO (A). 

O Ano do Bicentenário acabou, o SONHO DE DEUS, no Carisma Salesiano, continua em cada presença de nossa Família, em cada pessoa tocada e enviada por Deus, para garantir a formação de “Bons cristãos e honestos cidadãos”. PARABÉNS, DOM BOSCO!... PODE CONTAR CONOSCO.

veja mais fotos

Fonte: Redação