senha

Projeto Ciências no INSG/Macaé: Alunos Observam Diferentes Ambientes da Escola

em 26/03/2015 | 00h00min

Projeto Ciências no INSG/Macaé: Alunos Observam Diferentes Ambientes da Escola

Levar para a vida prática os conteúdos das aulas de Física, Química e Biologia. Esse é o objetivo do Projeto Ciências do INSG/Castelo, realizado semanalmente nos laboratórios da escola com os alunos do Ensino Fundamental.

Nesta semana, os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental participaram de uma aula de campo, nos espaços externos da escola, para observar os fenômenos.

Os alunos analisaram e fotografaram as estruturas encontradas (água, terra, ar, plantas, animais, lixo, entre outros) e identificaram suas características (respiração, reprodução, nutrição, desenvolvimento, movimento, etc).

- A proposta dessa aula de campo é fazer com que os alunos utilizem a visão como único instrumento para observar a natureza – explicou o Professor Fabrício de Almeida Gonçalves, um dos integrantes da equipe de professores.

O Projeto é realizado durante todo o ano letivo, integrando as disciplinas que geralmente são abordadas separadamente. A equipe é formada por três professores e uma técnica de laboratório, além da coordenadora, a bióloga Márcia Alfradique, especialista em Educação Ambiental. Segundo ela, a ideia é despertar a curiosidade dos alunos a respeito dos fenômenos que os envolvem no dia a dia e, por meio de experiências.

- As aulas de laboratório podem funcionar como um poderoso catalisador no processo de aquisição de novos conhecimentos. Além disso, a atividade estimula a criatividade dos alunos, desenvolve o lado pesquisador e amplia a reflexão sobre os fenômenos que acontecem à sua volta – explica Márcia Alfradique.

veja mais fotos

Fonte: Redação