senha

Revista Científica da FSMA Alcança Mais de 100 Países

em 19/08/2014 | 00h00min

Revista Científica da FSMA Alcança Mais de 100 PaísesA Revista Sistemas de Informação, da Faculdade Salesiana de Macaé (FSMA) tem apresentado alto nível de qualidade e um crescimento internacional.

A revista já foi acessada mais de 30 mil vezes por cientistas de mais de 100 países, com destaque especial para os Estados Unidos, Portugal, Índia, Canadá e França – os cinco países com o maior número de acessos após o Brasil. Mas há ainda um número expressivo de acessos oriundos de outras nações, tais como Alemanha, Espanha, Peru, Grã-bretanha, México, Argentina, Itália, China e países árabes.

Para o editor chefe da revista científica, Prof. D SC. Ricardo Linden, esse crescimento internacional mostra a qualidade e a relevância do trabalho que vem sendo realizado. Mesmo se tratando de uma instituição relativamente nova e em uma cidade do interior, o processo de submissão de trabalhos científicos para a revista é bastante rigoroso. “Nossa intenção é ter uma revista científica no nível das melhores do mundo, por isso prezamos tanto pela qualidade e pela isenção”, esclareceu.

Os vários parâmetros de qualidade utilizados pela comunidade científica têm sido atingidos pela revista. O veículo foi classificado como sendo B5 dentro do sistema QUALIS, utilizado pela Coordenação de Pós-Graduação (CAPES) do Ministério da Educação, o que indica que os programas de pós-graduação do Brasil consideram que a Revista Sistemas de Informação da FSMA é um veículo científico de qualidade e digno de suas publicações. Além disso, a revista já está indexada em vários bancos de dados internacionais, como eRevistas, Open Journal Database, LatIndex e outros.

Submissão de artigos

Seguindo os padrões de qualidade reconhecidos na área de computação, os revisores dos artigos são todos doutores, alguns de renome internacional. O comitê e conselho editorial são compostos por pesquisadores de instituições como UFRJ, UFRGS, Unicamp, UFMS e IME, entre outros.

O editor chefe da revista ressalta que o processo de submissão é contínuo, ou seja, são recebidos trabalhos durante todo o ano.

Ainda segundo o Prof. Ricardo Linden, cerca de 30% dos artigos submetidos são aceitos. Mas para ele, até a recusa é um processo educativo. “Se o trabalho for recusado, os revisores explicam detalhadamente os motivos, de forma que em uma próxima oportunidade sejam aceitos”. Assim, o veículo científico cumpre o propósito de promover o conhecimento na área de informática e serve como referência para o desenvolvimento acadêmico e industrial de todo o país.

O processo transparente e colaborativo para com a ciência nacional tem sido reconhecido pelos autores, que costumam submeter novos trabalhos para a revista, o que demonstra a qualidade do serviço que lhes é oferecido.

O processo de seleção é aberto a pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da área. Acesse a revista no site http://www.salesiana.edu.br/si/sistemas.html.

Fonte: Redação